Swarovski e Marie Claire em bate-papo sobre empoderamento feminino no Dia Internacional da Mulher

Ontem, 8 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. E para comemorar a data, a Swarovski e a revista Marie Claire promoveram um bate-papo muito bacana com blogueiras e formadoras de opinião sobre o empoderamento feminino e empreendedorismo. Para mediar a conversa, contamos com a participação de mulheres poderosas: Laura Ancona (redatora-chefe da Marie Claire), Manuela Bordash (criadora do Steal The Look), Gisele Truzzi (advogada especialista em direito digital feminista) e Mônica Orcioli (diretora da Swarovski).

O debate aconteceu no showroom da marca, na Alameda Itú, por volta das 11 da manhã. E antes das discussões começarem, fiz alguns cliques para mostrar o espaço para vocês, que conta com os produtos que ganharam um toque todo especial com a ajuda dos cristais mais famosos do mundo.

IMG_5140

IMG_5138

IMG_5137

IMG_5136

IMG_5135

IMG_5134

IMG_5132

Para abrir o debate, Laura Ancona, redatora-chefe da Marie Claire, falou sobre a desigualdade de gêneros no mercado de trabalho, alertando que esse tipo de discussão deve ser cada vez mais abordado. Outra questão levantada por Laura é a licença maternidade, período pelo qual passou recentemente. Ela relembrou o caso da CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, que teve apenas duas semanas junto ao filho: “se ela que é uma das maiores empresárias do mundo não teve tempo, quem dirá as outras mulheres que são menos privilegiadas?”, diz Ancona. O assunto também deu espaço para a licença paternidade, direito que os pais tem de ficar apenas 5 dias corridos de folga com a família após o nascimento ou adoção do filho. Porém, ontem mesmo, o governo sancionou uma lei que amplia esse período para 20 dias, mas apenas para funcionários de instituições que participam do Programa Empresa Cidadã.

Já a empresária Manuela Bordash, criadora do site “Steal The Look”, contou sobre as dificuldades que enfrentou após abandonar a carreira de modelo para se tornar um jovem empreendedora. “Como a profissão de modelo é uma das únicas que valoriza mais a mulher do que o homem, eu só comecei a sentir um pouco de preconceito quando decidi criar meu próprio negócio, e isso aconteceu até mesmo dentro da minha família.” Ela conta que, por ser jovem, mulher e gostar de usar de tênis, muitas vezes demora até conquistar a confiança de algum investidor, por exemplo.

IMG_5145

A advogada Gisele Truzzi, Laura Ancona – redatora-chefe da Marie Claire, Manuela Bordash – criadora do Steal The Look e Mônica Orcioli – diretota da Swarovski

Gisele Truzzi, advogada especialista em direito digital feminista e pornografia de vingança, dividiu com os presentes algumas histórias que vivenciou na profissão pelo fato de ser mulher, vir do interior de São Paulo e de família super conservadora. “Já tive que ouvir ‘fiu-fiu’ enquanto estava subindo ao palco para dar uma palestra e já teve juiz que me mediu de cima abaixo. Em uma área predominantemente masculina, temos que provar todos os dias que somos capazes só por ser mulher.”

Diretora da Swarovski, Mônica Orcioli falou sobre a importância das últimas conquistas femininas, mas alertou que esse processo precisa ser mais veloz. “Precisamos fazer 50 anos em 5, se não, só vamos conseguir uma igualdade salarial daqui uns 60 anos.” Mônica também propôs que um novo debate, com as mesmas participantes, ocorra futuramente para sabermos o que cada uma de nós pensa a respeito do tema, ou ainda, o que fizemos para ajudar no empoderamento feminino. Convite aceito!

IMG_5147

IMG_5148

Para mim, foi muito importante participar do bate-papo e conhecer as histórias/opiniões de outras mulheres a respeito do empoderamento feminino, assunto tão em voga nos últimos tempos. Muitas vezes, pequenas ações – como uma conversa – já é um passo importante para conscientizar as pessoas sobre a igualdade de gêneros e derrubar preconceitos.

Gostaria de agradecer a assessoria Index pelo convite, a equipe da Swarovski por me receber e a revista Marie Claire pelo debate tão caloroso sobre o tema.

Espero que tenham gostado!

Beijos 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s